¨ um livro, filha?..

- O que é isso?
- O quê?
- Isso aqui, na mesa.
- É um livro.
- Um livro?
- É, pai. Um livro de poesia que ganhei da Vanessa, aquela minha colega que só tira dez.
- Um livro de poesia?!
- É...
- Deu pra ler livro agora, é?
- Ah, pai...foi presente.
- Norma!
- Norma, vem cá!

- Você viu isso aqui?
- O que é isso?
- Pergunta pra sua filha!
- O que é isso, Amandinha?
- É um livro, mãe. Um livro de poesia que eu ganhei da Vanessa, aquela minha amiga que só...
- Você trouxe um livro pra casa, minha filha?!
- Ah, mãe...
- Eu não sei onde isso vai parar! Eu compro um pacote de TV por assinatura, com quase cem canais, e minha filha me traz um livro pra casa! Olha o seu irmão, está lá no quarto com os amigos há três horas vendo filme. Ele valoriza o meu esforço.
- Ah, pai, eu nem abri o livro ainda. Só vi que é de um tal de Manoel não sei de quê...de Barros, eu acho.
- Manoel, isso é nome de autor? Isso é nome de padeiro, isso sim!
- Seu pai tá certo, minha filha. Ele dá um duro danado e você me traz livro pra casa? O que você tem na cabeça? A programação não tá boa?
- Está, mãe, mas sei lá, fiquei sem jeito de recusar.
- Falando nisso, Norma, liga pra mim e me traz uma cerveja, por favor. Tá na hora da final da segunda divisão. E leva esse negócio daqui antes que eu fique mais nervoso.
- Amandinha, o que você vai fazer com isso?
- Não sei, mãe, eu pretendia...ler.
- Ler? Pra que ler, minha filha? Ainda mais poesia, que não serve pra nada?
- Você tá ficando é doida mesmo. Tanto canal aí e você vai ler. Larga disso, minha filha.
- Mas foi presente, pai.
- Mesmo assim, minha filha. Papai só quer o seu bem. Isso aí pode fazer você pensar, refletir, vai acabar é te fundindo a cabeça. Vem ver um joguinho aqui que é muito mais relaxante. Vem.

Amandinha fica de cabeça baixa, mas o pai, num gesto carinhoso, a leva para o lado dele.

- Senta aqui, minha filha, papai te ama, você sabe disso, e quer o melhor pra você. Ó, o jogo já vai começar. Vamos ver juntos.
- Tá bom, pai...
- Norma, faz um tira-gosto pra gente, faz? (dá uma piscada em direção ao livro)

Amandinha ainda dá uma última olhada no presente, enquanto a mãe o leva para a cozinha e o despeja na lata de lixo, junto com as cascas de batata do almoço e as pilhas do controle remoto.