¨ a origem da Bela Adormecida..


Os filmes da Disney encantaram gerações e marcaram a indústria cinematográfica voltada ao público infantil. Contudo, as belas histórias retratadas nem sempre tiveram um final feliz; às vezes traziam uma história considerada macabra.


Muitas foram baseadas em contos antigos, alguns do século XVII, outros mais recentes. Nos contos originais, a ideia não era puramente vender algo bonito ao público infantil, mas sim trazer uma moral, um aprendizado, principalmente às crianças. Dessa forma, pouco se importavam se no final a princesa ou o príncipe viveriam felizes para sempre, ou sequer se viveriam: o que importava era ensinar uma lição.


Um desses famosos contos, que depois se transformou em filme pelos estúdios Disney, foi Belle au bois Dormant, mais conhecido como A Bela Adormecida.

O conto, o qual o filme se utilizou, foi escrito pelo francês Charles Perrault (1697), baseando-se, entretanto, no conto de Giambattista Basile, que escrevera Sun, Moon and Talia (1634).

O original contava a seguinte história:

"Uma farpa de linho entra sob a unha da princesa Tália, que cai morta. O rei coloca sua filha em uma cadeira de veludo no palácio, o tranca e parte para sempre, para esquecer a dor da perda de sua princesa.

Algum tempo depois, outro rei estava por ali caçando e encontra Tália. Ele apaixona-se por sua beleza, mas como não consegue acordá-la, a estupra e vai embora. Nove meses depois Tália dá a luz a gêmeos, Sol e Lua, mas continua adormecida. Um dia, um dos bebês não encontra seu seio para mamar e coloca a boca no dedo da mãe e suga. Suga com tanta força que extrai a farpa e a faz despertar.

Outro dia, o rei lembra de "sua aventura" com Tália e resolve ir visitá-la. A esposa do rei descobre o caso e manda cozinhar as duas crianças e servi-las para o rei. Mas o cozinheiro prepara cabritos no lugar. Depois, a rainha manda buscar Tália para lançá-la ao fogo, mas o rei chega e lança a própria esposa no lugar de Tália. Ele casa-se com Tália e vive com ela e seus filhos."

Nesse conto, a princesa chama-se Tália e só em 1888, na peça de Tchaikovsky, que ela será "Aurora", igual a versão Disney (de 1959). Os irmãos Grimm também lançaram uma outra versão com o nome Little Brier-Rose.

Assim como esse, diversos outros filmes infantis foram baseados em contos tidos, muitas vezes, como macabros e violentos.